dia 10 | 9h00 - 10h30

Seminários temáticos

 

  • AUDITÓRIO 3

CINEMA COMO ARTE, E VICE-VERSA - Sessão 2

  • Atravessamentos das imagens – entre a fotografia e o cinema

Antonio Pacca Fatorelli (UFRJ)

  • Tempo e tédio nas imagens de The algiers’ sections of a happy moment

Luciana Guimarães Dantas (UFRJ)

  • Cinema, fotografia e pintura: o uso de imagens com movimentos mínimos

Nina Velasco e Cruz (UFPE)

 

  • SALA 137 - acadêmico 1

IMAGENS E AFETOS - Sessão 3

  • Rosto como paisagem em Jean Gentil

Diego Hoefel (UFC)

  • Vidas-lazer

Vinicios Kabral Ribeiro (UFRJ)

  • Naomi, Nascimento, Maternidade, Kawase

Geisa Rodrigues Leite da Silva (UFF)

 

  • SALA MULTIUSO 3

RECEPÇÃO CINEMATOGRÁFICA E AUDIOVISUAL: ABORDAGENS EMPÍRICAS E TEÓRICAS - Sessão 3

  • O documentário, a sala de cinema e o público.

Teresa Noll Trindade (FGV)

  • Espectadoras: recepção e gênero na Belém dos anos de 1920

Eva Dayna Felix Carneiro (UFPA)

  • Geração cabo: um novo público brasileiro de televisão

Pedro Peixoto Curi (UFF)

 

  • SALA MULTIUSO 4

ESTUDOS DO SOM - Sessão 3

  • “[Rec]” como paradigma do sound design em falsos documentários de horror

Rodrigo Octávio D Azevedo Carreiro (UFPE)

  • Os sons do medo: a importância do som na construção do risco

Andreson Silva de Carvalho (UFF)

  • Montagem e trabalho sonoro do filme Cenas Urbanas - Espaço do Cidadão

Afonso Claudio Segundo de Figueiredo (UFRJ)

 

  • SALA 139 - acadêmico 1

CINEMA NO BRASIL: DOS PRIMEIROS TEMPOS À DÉCADA DE 1950 - Sessão 3

  • O Guarani no cinema brasileiro: um olhar imigrante

Sheila Schvarzman (UAM)

  • A produção regional brasileira: relações com experiências latino-americanas

Luciana Corrêa de Araújo (UFSCar)

  • Trajetórias masculinas no cinema brasileiro dos anos 1950

Flávia Cesarino Costa (UFSCar)

 

  • SALA 226 - acadêmico 1

CINEMA, ESTÉTICA E POLÍTICA: ENGAJAMENTOS NO PRESENTE - Sessão 3

  • O que pode o drama? Notas sobre a Brasília de A cidade é uma só?

Cláudia Cardoso Mesquita (UFMG)

  • Quando a fala hesita: diálogo e diferença em A falta que me faz

Carla Maia (UFMG)

  • Corumbiara (2009): o cinema-processo de Vincent Carelli

Clarisse Maria Castro de Alvarenga (UFMG)

 

  • SALA 232 - acadêmico 1

CINEMA, TELEVISÃO E HISTÓRIA - Sessão 3

  • Modos de escrita da história na teledramaturgia de minissérie

Sara Alves Feitosa (UNIPAMPA)

  • Ficção, história e identidade em Lost Zweig (Sylvio Back, 2002)

Rosane Kaminski (UFPR)

  • Embalando a história e a memória no rastro de O Louco

denise tavares da silva (UFF)

 

  • AUDITÓRIO 2

GÊNEROS CINEMATOGRÁFICOS: HISTÓRIA, TEORIA E ANÁLISE DE FILMES - Sessão 3

  • O filme de estrada e a imanência do fora-de-campo

Samuel Paiva (UFSCar)

  • Jogando com os gêneros: a estrada (nada) perdida de David Lynch

Rogério Ferraraz (UAM)

  • O fantasma da anomia: sobre o fantástico na narrativa dos irmãos Coen

Nuno Manna Nunes Côrtes Ribeiro (UFMG)

 

  • AUDITÓRIO 4

SUBJETIVIDADE, ENSAIO, APROPRIAÇÃO, ENCENAÇÃO: TENDÊNCIAS DO DOCUMENTÁRIO - Sessão 3

  • Cinema paraguaio hoje: memórias, arquivos & fantasmas

Adalberto Muller Junior (UFF)

  • As formas da memória. Restos, de Albertina Carri

Hernan Rodolfo Ulm (UFF)

  • Cinema da intimidade e ditaduras militares: passagens possíveis

Patricia Furtado Mendes Machado (UFRJ)

 

  • AUDITÓRIO 1

TELEVISÃO - FORMAS AUDIOVISUAIS DE FICÇÃO E DE DOCUMENTÁRIO - Sessão 2

  • Mercado audiovisual gaúcho na perspectiva dos profissionais

Miriam de Souza Rossini (UFRGS) e Fatimarlei Lunardelli (UFRGS)

  • Por um design padrão de televisão e cinema

Flávia Seligman (ESPM/UNISINOS)

  • As articulações da Narrativa Transmídia entre a TV e o Cinema

Vicente Gosciola (UAM)

 

 

 

dia 10 | 9h00 - 10h30

Painéis

 

  • SALA MULTIUSO 1

Transmídia e identidade(s)

coordenador: Rodrigo Lessa Cezar Santos (UFBA)

  • Uma análise do universo transmídia de True Blood

Rodrigo Lessa Cezar Santos (UFBA)

  • O cinema na constituição do sujeito contemporâneo escolar

Marcelo Vicentin (USF)

  • Caçadores de energia: estratégias narrativas do audiovisual transmedia

André Bomfim dos Santos (UFBA)

  • A cognoscibilidade em filmes para crianças: análise de casos

Mirian Ou (UFSCar)

  • O star system do cinema de bordas: representação e identidade

Douglas Domingues (UAM)

 

  • SALA MULTIUSO 2

Estudos de autoria e estilo

coordenador: Humberto Lima Saldanha Magalhães Silva (UFBA)

  • Do Horror ao extremo - o excesso na obra de Park Chan-wook

Humberto Lima Saldanha Magalhães Silva (UFBA)

  • Palavra e utopia e o epistolário vieirista como obra autobiográficare

Edimara Lisboa (USP)

  • A teatralidade cinematográfica na obra de Michael Haneke

Sara Martín Rojo (UNICAMP)

  • Fluxos e climas: amor à flor da pele em objetos,música, transitoriedade

Carolina Oliveira do Amaral (UFF)

  • O corpo trágico: estudo do corpo em conflito nos filmes de Chang Cheh

Juliana Pinheiro Maués (UNICAMP)

 

 

dia 10 | 11h00 - 12h30

Seminários temáticos

 

  • SALA 137 - acadêmico 1

IMAGENS E AFETOS - Sessão 4

  • Entre afetos e entre-lugares: a errância no cinema contemporâneo

Raquel do Monte Silva (UFPE)

  • Afetos sólidos e dispositivos emergentes no cinema de Tsai Ming-Liang

Ian de Vasconcellos Schuler (UFRJ)

  • Daqui para qualquer lugar: passagens e afetos no cinema brasileiro recente

Alessandra Soares Brandão (UNISUL)

 

  • AUDITÓRIO 3

CINEMA COMO ARTE, E VICE-VERSA - Sessão 3

  • Dançando no fio da navalha com Solon Ribeiro

Yuri Firmeza (UFC)

  • Momentos-frame: Hélio Oiticica entre o cinema e a fotografia

Beatriz Morgado de Queiroz (UFRJ)

  • Arte-vida na produção em Super-8 de Edgard Navarro

Danillo Silva Barata (UFRB)

 

  • SALA 139 - acadêmico 1

CINEMA NO BRASIL: DOS PRIMEIROS TEMPOS À DÉCADA DE 1950 - Sessão 4

  • Cinema nos anos 1910: conexões entre exibição, distribuição e produção

Alice Dubina Trusz (USP)

  • Anotações sobre a exibição dos filmes da Comissão Rondon

Ana Lucia Lobato de Azevedo (UFPA)

  • A ilusão da imagem: o sonho do estrelismo brasileiro em Hollywood

Isabella Regina Oliveira Goulart (USP)

 

  • SALA 226 - acadêmico 1

CINEMA, ESTÉTICA E POLÍTICA: ENGAJAMENTOS NO PRESENTE - Sessão 4

  • O cinema guarani contra o pensamento do Um

Bernard Pêgo Belisário (UFMG)

  • Escritas da alteridade em L.A.P.A: variações estéticas, figuras políticas

Victor Ribeiro Guimarães (UFMG)

  • Um cinema do corpo performático

Sylvia Beatriz Bezerra Furtado (UFC)

 

  • SALA 232 - acadêmico 1

CINEMA, TELEVISÃO E HISTÓRIA - Sessão 4

  • A revolução cubana no cinema documental de Chris Marker

Carolina Amaral de Aguiar (USP)

  • Eles não usam black-tie no cinema: Leon Hirszman diante da(s) morte(s)

Reinaldo Cardenuto Filho (USP)

  • Divergência e conciliação: cinema e memória da luta armada no Brasil

Fernando Seliprandy Fernandes (USP)

 

  • AUDITÓRIO 2

GÊNEROS CINEMATOGRÁFICOS: HISTÓRIA, TEORIA E ANÁLISE DE FILMES - Sessão 4

  • Cinema de gênero ou cinema de autor? Um olhar sobre Wong Kar-wai

Ludmila Moreira Macedo de Carvalho (UFBA)

  • Um Homem Com Uma Câmera: isso não é documentário, isso é poesia

Ciro Inácio Marcondes (UnB)

  • Almodóvar: intertextualidade, retroserialidade e autoria

Fabiana Crispino Santos (PUC-Rio)

 

  • SALA MULTIUSO 4

ESTUDOS DO SOM - Sessão 4

  • A ressonância do modelo analítico de Nicholas Cook

Suzana Reck Miranda (UFSCar)

  • A música de Jean Wiener para Robert Bresson: crítica do contemporâneo?

Luíza Beatriz Amorim Melo Alvim (UFRJ)

  • Pontos de escuta e arranjos audiovisuais na ficção e no documentário

Leonardo Alvares Vidigal (UFMG)

 

  • SALA MULTIUSO 3

RECEPÇÃO CINEMATOGRÁFICA E AUDIOVISUAL: ABORDAGENS EMPÍRICAS E TEÓRICAS - Sessão 4

  • Além da borda narrativa: estratégias de recepção ativa do espectador

Raquel Timponi Pereira Rodrigues (UFRJ)

  • Jane Austen é pop: o papel do leitor e do espectador na Austen Mania

Marcela Dutra de Oliveira Soalheiro Cruz (UFF)

  • Os limites da recepção: censura e leitura fílmica

mahomed bamba (UFBA)

 

  • AUDITÓRIO 4

SUBJETIVIDADE, ENSAIO, APROPRIAÇÃO, ENCENAÇÃO: TENDÊNCIAS DO DOCUMENTÁRIO - Sessão 4

  • Documentário e estética autoetnográfica

Juliano José de Araújo (UNICAMP/UNIR)

  • Entre encenações e manipulações: ressignificações da imagem no cinema de periferia

Gustavo Souza (USP)

  • Tradição (re)encenada: o documentário e o apelo da diferença

Amaranta Cesar (UFRB)

 

  • AUDITÓRIO 1

TELEVISÃO - FORMAS AUDIOVISUAIS DE FICÇÃO E DE DOCUMENTÁRIO - Sessão 3

  • O Noir nas séries Fora de Controle e Epitafios

Luiza Cristina Lusvarghi (UNINOVE)

  • A articulação dramático-narrativa da canção no seriado As Cariocas

Andre Checchia Antonietti (UNICAMP)

  • Lost e a indeterminação de gênero visando a manutenção da canonicidade

Glauco Madeira de Toledo (UNESP)

 

 

dia 10 | 11h00 - 12h30

Painéis

 

  • SALA MULTIUSO 1

Crítica cinematográfica e análise fílmica

coordenador: Régis Orlando Rasia (UNICAMP)

  • Quadrinhos e multimídia: Sganzerla, Mojica e o caso do cinema marginal brasileiro

Régis Orlando Rasia (UNICAMP)

  • “Renovar ou morrer”: O bandido da luz vermelha em O Diário de S. Paulo

Isabella Mitiko Ikawa Bellinger (UFSCar)

  • A contribuição teórica de Gustavo Dahl para o Cinema Novo

Julio Cesar Bazanini (UFSCar)

  • Walter da Silveira: entre a crítica de cinema e a análise fílmica

Rafael Oliveira Carvalho (UFBA)

  • A crítica cinematográfica nas revistas virtuais

Álvaro André Zeini Cruz (UNICAMP)

 

  • SALA MULTIUSO 2

Olhares sobre o audiovisual brasileiro

coordenador: Lucas Zangirolami Bonetti (UNICAMP)

  • A trilha sonora como gênese criativa na obra de Moacir Santos

Lucas Zangirolami Bonetti (UNICAMP)

  • O silêncio e sua função narrativa em A erva do rato de Julio Bressane

João Henrique Tellaroli Terezani (UFSCar)

  • O gênero épico na TV: um estudo sobre a minissérie A Muralha

Cid José Machado dos Santos Junior (UFSCAR)

  • Censura e Boca do Lixo, poder e prazer

Caio Túlio Padula Lamas (USP)

  • Edições de filmes restaurados em DVD: o caso Joaquim Pedro de Andrade

Roberto Jorge Carneiro de Souza Leão (UFF)

 

 

dia 10 | 14h00 – 15h30

Comunicações Individuais

 

  • AUDITÓRIO 3

Questões de gênero

coordenador: Rodrigo Ribeiro Barreto (UNICAMP)

  • Promíscuo e desviante: o masculino nos clipes Relax e Filthy/Gorgeous

Rodrigo Ribeiro Barreto (UNICAMP)

  • Barravento: o feminino negro no cinema novo de Glauber Rocha

Ceiça Ferreira (UnB)

  • Cinema e transgeneridade: proposta de periodização

Luiz Francisco Buarque de Lacerda Júnior (UFPE)

 

  • SALA MULTIUSO 1

Sob o olhar das imagens

coordenador: Rodrigo Guéron (UERJ)

  • Imagens contra os clichês: O invasor e O céu de Sueli

Rodrigo Guéron (UERJ)

  • Ciudad Juárez, Tijuana e a narcocartografia no cinema

Maurício de Bragança (UFF)

  • Sob um exotismo cinematográfico – contradições herdadas em chave atual

Mauro Luciano Souza de Araújo (UFBA)

 

  • AUDITÓRIO 4

Tensões na identidade cultural brasileira

coordenador: Mauricio Reinaldo Gonçalves (SENAC/UNISO)

  • ... E Fred Astaire não veio – o cinema brasileiro e Hollywood nos anos trinta

Mauricio Reinaldo Gonçalves (SENAC/UNISO)

  • Hollywood no Brasil

Roberto Marchon Lemos de Moura (UFF)

 

  • SALA 226 - acadêmico 1

Cinema e censura

coordenador: Antônio Reis Júnior (USP)

  • A censura ao cinema brasileiro: interdição e resistência

Antônio Reis Júnior (USP)

  • Cinema, censura e política no Irã contemporâneo

Ferdinando Martins (USP)

  • Terror mutilado: Halloween, adequado à classificação indicativa

Ivan Paganotti (USP)

 

  • SALA 139 - acadêmico 1

Documentário: revisitando a história

coordenadora: Esther Hamburger (USP)

  • Fábula ou Moro em Copacabana de Arne Sucksdorff

Esther Hamburger (USP)

  • Quatro cineastas e diferentes visões das greves do ABC

Laécio Ricardo de Aquino Rodrigues (UFPE/UNICAMP)

  • O circo de Arnaldo Jabor: reflexões sobre a história do documentário

Rosana Elisa Catelli (UNICAMP)

 

  • AUDITÓRIO 2

Mercado audiovisual no Brasil

coordenadora: Hadija Chalupe da Silva (UFF)

  • Roberto Farias em ritmo de mercado

Hadija Chalupe da Silva (UFF)

  • DocTV: Exibição e comercialização

Karla Holanda (UFF/UFJF)

 

 

dia 10 | 14h00 – 15h30

Mesas Temáticas

 

  • SALA 137 - acadêmico 1

As Vidas de Santos no Cinema: a Hagiografia como forma fílmica

coordenador: Luiz Vadico (UAM)

  • Elementos estéticos e narrativos da Hagiografia Fílmica

Luiz Vadico (UAM)

  • A paixão segundo Dreyer

Angeluccia Bernardes Habert (PUC-Rio)

  • Uma vida com “graça” - A lenda do santo beberrão

Miguel Serpa Pereira (PUC-Rio)

 

 

 

dia 10 | 16h00 – 17h30

Comunicações Individuais

 

  • AUDITÓRIO 4

Cinema e educação

coordenadora: Adriana Mabel Fresquet (UFRJ)

  • Ocultar e revelar: do cinema à sala de aula

Adriana Mabel Fresquet (UFRJ)

  • Pedagogias audiovisuais

Flavio de Souza Brito (FAAP)

  • Cinema na formação de professores

Maria Teresa de Assunção Freitas (UFJF)

  • As aberturas afetivas para o trabalho com audiovisual na educação

Marilia da Silva Franco (USP)

 

  • SALA 137 - acadêmico 1

Cinema e sociedade brasileira

coordenador: Marco Antonio Pereira do Vale (USP)

  • O metalúrgico e o motoboy: retratos em cinema de um país sobre rodas

Marco Antonio Pereira do Vale (USP)

  • A favela – narrativas migrantes e perspectivas de futuro em cinco produções audiovisuais

Paula Paschoalick (USP) e Daniele Gross (USP)

  • Os cinemas dos José(s), de espectadores a exibidores

Cristina dos Santos Ferreira (UFRN)

 

  • AUDITÓRIO 2

Estéticas, narrativas e influências audiovisuais na televisão

coordenador: Newton Guimarães Cannito (UFRJ)

  • Autobiografias politicamente incorretas: de Seinfeld a Louie

Newton Guimarães Cannito (UFRJ)

  • Mise en écoute: influência da linguagem radiofônica em Hanna-Barbera

Rafael Duarte Oliveira Venancio (SENAC-SP)

  • Telenovela contemporânea: entre remediações e redes narrativas

Mariane Harumi Murakami (USP)

 

  • SALA 226 - acadêmico 1

Gêneros Cinematográficos no cinema estadunidense

coordenador: Klaus Berg Nippes Bragança (UFF)

  • Medo da Lua: retórica do imaginário e fronteiras do real no horror

Klaus Berg Nippes Bragança (UFF)

  • Relações entre negócios e crime organizado em Force of evil

Elder Koei Itikawa Tanaka (USP)

  • O processo criador dos clichês em filmes de terror norte americanos

André Campos Silva (UNISINOS)

 

  • SALA 139 - acadêmico 1

Instituições e Formações do Cine Latino

coordenador: Fabián Rodrigo Magioli Núñez (UFF)

  • Notas para um estudo das cinematecas na América Latina e o NCL

Fabián Rodrigo Magioli Núñez (UFF)

  • O papel das escolas na renovação do cinema argentino

Gabriela Morena de Mello Chaves (USP)

  • La hora de los hornos e Puntos suspensivos: estética e política

Estevão de Pinho Garcia (UNILA)

 

  • SALA 232 - acadêmico 1

Processos de realização

coordenador: Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins (UFRJ)

  • Roteiristas na história do cinema: a trajetória de Peter Handke

Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins (UFRJ)

  • A construção da mise en scène: um olhar sobre a direção como processo

Marcelo Rodrigo Mingoti Müller (USP)

  • A contribuição da direção de fotografia para a imagem de María Félix

Marina Cavalcanti Tedesco (UFF)

 

  • SALA MULTIUSO I

Afetações no cinema contemporâneo

coordenadora: Emília Maria da Conceição Valente Galvão (UFBA)

  • Modos de afetação no cinema de Lars von Trier

Emília Maria da Conceição Valente Galvão (UFBA)

  • O mistério do mundo: o cinema carnal de Apichatpong Weerasethakul

Julio Bezerra (UFF)

  • Angelopoulos: afetos que se encerram em Três minutos e Céu inferior

Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho (UFMG)

 

 

dia 10 | 16h00 – 17h30

Mesas Temáticas

 

  • AUDITÓRIO 3

Cinemas em português – coproduções entre países e língua portuguesa

coordenador: Leandro José Luz Riodades de Mendonça (UFF)

  • Comparação entre cinematografias – o instrumento da coprodução e seus impactos

Leandro José Luz Riodades de Mendonça (UFF)

  • Co-produções Brasil-Portugal: reflexões preliminares

Jorge Luiz Cruz (UERJ)

  • Mercado cinematográfico lusófono: análise provisória

Paulo M. F. Cunha (CEIS20-UC) 

 

 

     
   

 

dia 10 | 18h00 | AUDITÓRIO 1

 

PALESTRA

 

  • A Genealogy of Electronic Moving Image Displays

William Boddy (BARUCH COLLEGE/CITY UNIVERSITY OF NEW YORK)

 

Esta apresentação examina a recente transição nas imagens eletrônicas em movimento que vai do tubo catódico aos painéis eletrônicos. Essa mudança tecnológica coincidiu com a fragmentação e a dispersão da audiência televisual e com os esforços sofisticados dos anunciantes para alcançar e monetarizar espectadores móveis e recalcitrantes. A palestra analisa comerciais e textos promocionais das campanhas de marketing da Sony e outros ao lançar painéis eletrônicos após 2005, relacionando-os a esforços anteriores de unir inovações em painéis eletrônicos ao espetáculo tecnológico.

* mesa com tradução simultânea

     
   

 

dia 10 | 19h15| AUDITÓRIO 1

 

Homenagem

Exibição de curtas e debate sobre as obras de Carlos Reichenbach e Linduarte Noronha


Carlos Reichenbach
Apresentador: Marcelo Lyra (crítico de cinema e professor)

Filme
Olhar e Sensação
1994, experimental, 10’, cor, 35mm.

Sinopse
Voo livre na direção da memória, do instinto, do olhar e das sensações. Busca obsessiva de ângulos inesperados do Vale do Anhangabaú. A cidade incógnita através da pupila do animal enjaulado. Cinema aspirando à pintura e ao traço; rascunhos da relação amor-ódio entre o artista e sua cidade.


Linduarte Noronha
Apresentador: Samuel Paiva (professor UFSCAR)

Filme
Aruanda
1960, documentário, 22’, pb, 35mm.

Sinopse
A história de um quilombo, formado em meados do século XIX, por escravos libertos no sertão da Paraíba. O filme, da mesma época da inauguração de Brasília, mostra uma pequena população, isolada das instituições do país, presa a um ciclo econômico trágico e sem perspectivas, variando do plantio de algodão à cerâmica primitiva. O curta é considerado um dos precursores do Cinema Novo.