edição: 4 número: 4ano: 2013período: Julho-Dezembro 2013  
 

Apresentação

NOTA DE FALECIMENTO

Ao publicarmos o número 4 de REBECA, vimos expressar nossa gratidão e reconhecimento pelo trabalho de Paula Paschoalick, que, ao longo dos dois últimos anos, foi nossa assistente editorial, responsável pelo projeto gráfico da revista. Excelente profissional e uma grande amiga, Paula sempre nos acompanhou no trabalho editorial, nas atividades do dia a dia e também nos trabalhos mais criativos, elaborando as capas da revista, sempre com soluções originais e bonitas. Além do trabalho, ela nos deixa sua alegria, energia e companheirismo. Paula ficará para sempre em nossas memórias. Fica aqui nas páginas de REBECA, no limite do que as palavras podem registrar, nosso muito obrigado.

Editores de REBECA, atual Diretoria da SOCINE e Profª. Maria Dora Mourão (Presidente da SOCINE , gestão 2010-2013).


CHAMADA DE TRABALHOS

DOSSIÊ DOCUMENTÁRIO II

Em sua quinta edição, o Dossiê de REBECA será ainda dedicado ao documentário em suas múltiplas e complexas configurações. Está aberta também a chamada para artigos de temática livre e resenhas, assim como para a sessão fora de quadro. Os textos devem ser enviados até 30 de abril de 2014.

Ainda que o dualismo entre o real e a ficção tenha sido o definidor essencial do campo cinematográfico em suas origens, as questões relacionadas ao documentário foram retroalimentadas nas últimas décadas pela expansão do campo audiovisual. Sobretudo com a superação dos limites impostos pelos suportes de natureza fotoquímica, decorrente de transformações tecnológicas profundas que alteram os modos de produção e circulação da obra audiovisual, o documentário permanece absolutamente presente. Esse crescimento exponêncial da expressão audiovisual pela via dos chamados filmes do real, vem sendo acompanhado de perto pelos estudos de cinema, o que justifica a proposta de um dossiê voltado para selecionar artigos que alcancem status de referência dentro da amplitude necessária do tema.

 

EDIÇÃO 4

REBECA, Revista Brasileira de Estudos de Cinema e do Audiovisual, completa seu segundo ano, com quatro números publicados. Apresentamos a seguir um panorama dos trabalhos desenvolvidos neste período, 2013 e 2014, e das metas cumpridas. REBECA publicou artigos acadêmicos resultantes de pesquisas científicas das áreas de cinema, audiovisual e áreas afins, com perspectivas críticas variadas e em contextos linguísticos e nacionais diferenciados, com um total de 44 artigos, 11 resenhas, 4 entrevistas e 15 trabalhos criativos. Temos publicado uma média de 22 artigos inéditos por ano em diversos idiomas, número bem superior ao exigido pelos órgãos de fomento e avaliação. Entendemos que o conceito A2, que obtivemos no Qualis da CAPES, na área de LETRAS, reflete a qualidade dos artigos. Pretendemos neste próximo ano obter a indexação do periódico em bases de dados consolidadas, além das já obtidas em 2013. Acreditamos que o trabalho conjunto e agregador dos editores, Diretoria da SOCINE, Conselho Editorial e Consultivo, bem como dos pareceristas, revisores, tradutores e de nossa webmaster, foi a causa principal de nossas vitórias.

 
> Os editores