A REBECA

A REBECA - revista brasileira de estudos de cinema e audiovisual é editada pela SOCINE e publica artigos, entrevistas, resenhas e trabalhos criativos inéditos de doutores e doutorandos nas áreas de cinema e audiovisual.

ISSN: 2316-9230

- A Rebeca é uma revista acadêmica com periodicidade semestral

 
___________________________________________________________
Seções da revista:
EDITORIAL – apresentação da edição, seus conteúdos e destaques, com espaço para abordagens variadas de temas da área.

DOSSIÊ – esta é uma seção especial que apresenta artigos de temática pré-determinada a cada edição. A definição dos objetos da Seção Dossiê é feita pelos editores da REBECA, a partir de recortes que consideram a relevância de temas e abordagens do campo do cinema e audiovisual.

ARTIGOS DE TEMÁTICAS LIVRES – seção aberta para contribuições que contemplem as diversas abordagens teóricas e metodológicas do campo do Cinema e do Audiovisual.

ENTREVISTA – espaço para entrevistas de autores, pesquisadores, realizadores, fotógrafos, montadores, roteiristas, produtores, artistas e personalidades da área.

RESENHAS E TRADUÇÕES - espaço reservado para resenhas, encomendadas pelos editores, e traduções de artigos relevantes inéditos em português.

FORA DE QUADRO - a seção aceita propostas de publicação de contribuições em formato livre - textos, fotos, desenhos, charges e trabalhos visuais de diversos tipos (desde que possuam dimensões e características técnicas compatíveis com as possibilidades da revista). As contribuições serão sujeitas a aprovação pelos pareceristas e pela equipe editorial da Rebeca. Os textos devem possuir características diferentes das aceitas nas demais sessões da revista e podem ter livre gênero - artigo, crítica, crônica, ensaio, poesia, carta etc. Em caso de autoria diversa daquela do proponente, este último deve sempre que possível encaminhar anexo a manifestação de liberação dos direitos desta publicação na Rebeca, incluindo os contatos do autor ou detentores dos direitos de publicação para a certificação pela revista em caso de aceite.

___________________________________________________________
Processo de avaliação:
Atendendo aos critérios de qualificação de revistas científicas, o processo de avaliação dos textos enviados para a revista Rebeca obedece ao esquema duplo cego de pareceristas. Ou seja, todos os artigos que atendem às normas editoriais são enviados sem identificação a dois pareceristas da mesma área de pesquisa do texto, sem que os pareceristas tenham acesso aos dados pessoais do autor do texto ou dos pareceres recebidos anteriormente ao seu. Em caso de pareceres discordantes um terceiro parecerista é elencado para reavaliação.

___________________________________________________________
 
 

 

         
         
         
   
   
voltar